7Z6A0255

Sporting domina Club Brugge e dá passo firme rumo aos playoffs

Num Estádio José Alvalade com mais de 41 mil espectadores (41.634), o Sporting ofereceu uma exibição convincente e derrotou o Club Brugge por 3-0, em jogo da 5.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões. Com golos de Geovany Quenda, Luis Suárez e Francisco Trincão, a equipa de Rui Borges chegou aos 10 pontos na competição, solidificando a sua posição na luta pela qualificação e deixando mesmo em aberto a possibilidade de garantir a qualificação direta para os oitavos-de-final da Champions.

A equipa leonina, que mostrou uma superioridade técnica e tática desde o primeiro minuto, controlou o ritmo do jogo e deixou poucas oportunidades aos visitantes belgas, que apenas conseguiram um remate enquadrado ao longo de toda a partida, num jogo que os leões dominaram desde o pontapé de saída. Curiosamente, o jogo até começou com um grande susto para o Sporting, quando Hjulmand viu um cartão vermelho direto logo nos primeiros minutos da partida, depois de um corte efectuado com o pé demasiado elevado em que atingiu um adversário. Analisado o lance pelo VAR, foi entendimento deste que o capitão dos leões cortou a bola primeiro e só depois atingiu o adversário, análise que levou o árbitro Tobias Stieler a retirar o cartão vermelho e a dar apenas um amarelo a Morten Hjulmand.

Primeira parte de domínio leonino

O Sporting entrou em campo com uma equipa alterada em relação ao último jogo, mas isso não afectou a sua coesão. Com um onze formado por Rui Silva, Fresneda, Diomande, Inácio, Maxi Araújo, Hjulmand, João Simões, Quenda, Trincão, Geny e Suárez, o Sporting entrou mais possante frente a um Brugge em que o internacional português Carlos Forbs surgia como o elemento mais perigoso nas entradas pelo lado direito do ataque da turma belga.

Certo é que, com as duas equipas a assumirem em pleno as respectivas estratégias, foi o Sporting que se adiantou no marcador aos 24 minutos, numa jogada que começou com Geny Catamo a desequilibrar pela direita. O remate do internacional moçambicano foi defendido pelo guarda-redes Jackers, mas a recarga certeira de Geovany Quenda, de meia-volta, não deu hipótese ao guarda-redes belga. Aos 18 anos, o jovem ponta-de-lança não só marcou o seu golo nesta edição da Champions como ainda faria uma assistência mais tarde.

A pressão leonina continuou e, apenas sete minutos depois, o marcador voltou a mudar. Geny Catamo, com uma noção fenomenal do tempo e do espaço, serviu Luis Suárez com um passe em profundidade.

O avançado colombiano, face a face com Jackers, mostrou enorme frieza e decidiu a jogada com um elegante corte por cima do guarda-redes, para delírio da massa verde e branca. Era o seu décimo golo pela equipa principal este ano.

Segunda parte e a consolidação da vitória

Na segunda parte, o Club Brugge tentou reagir e, nos minutos iniciais, chegou a criar algum perigo, mas a defesa leonina, com Diomande e Inácio seguros, anulou as investidas belgas, mantendo o controlo do jogo para o Sporting que continuou a merecer a vantagem na partida perante um adversário perfeitamente ao alcance da turma de Alvalade.

Com efeito, o Sporting, gerindo com inteligência o resultado, continuou a ser a equipa mais perigosa. Aos 70 minutos, Francisco Trincão apareceu no sítio certo para receber um passe de Quenda dentro da área, rematando com precisão para o fundo das redes, selando o resultado em 3-0. Este foi o oitavo golo da época do internacional português.

O final do jogo foi marcado pela estreia de Salvador Blopa na Liga dos Campeões, e o jovem poderia mesmo ter feito o quarto golo, num remate nos descontos que obrigou Jackers a uma grande intervenção. O guarda-redes belga, que já havia evitado um resultado mais gravoso ao longo do jogo, sofreu um choque nessa jogada e acabou por sair de maca, já após o apito final da partida.

Contexto da competição e próximos passos

Com este 3-0, o Sporting soma a sua terceira vitória na prova (igualando um empate e uma derrota), e sobe para a 8.ª posição na tabela classificativa, que assegura qualificação directa para os oitavos-de-final da prova. O Club Brugge, por seu turno, permanece numa modesta 26.ª posição, com apenas quatro pontos.

A equipa volta a jogar já este domingo, recebendo o CF Estrela da Amadora em jogo da I Liga. O próximo desafio na Liga dos Campeões está marcado para 9 de Dezembro, com uma deslocação à Alemanha, mais concretamente a Munique onde irá enfrentar o poderoso Bayern, naquele que será um teste decisivo na caminhada leonina na prova. Agora, no entanto, é tempo de recuperar forças, preparar o jogo com os tricolores e pensar no campeonato, com os leões a ambicionarem o tricampeonato.

texto: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!