Com uma vitória convincente sobre o Casa Pia (0-2), no Estádio Municipal de Rio Maior, esta sexta-feira, 8 de Agosto, no jogo inaugural da nova época 2025/2026 da I Liga, o Sporting assumiu desde logo a condição de primeiro líder da competição, num ano em que o clube de Alvalade irá procurar garantir o tricampeonato. Com o avançado colombiano Luis Suárez como titular e a conseguir uma actuação de bom nível, acabaram por ser dois valores já bem firmados nas últimas épocas em Alvalade, Francisco Trincão e Morten Hjulmand, a assinar os dois golos que permitiram a conquista dos três pontos, num jogo em que o Casa Pia mostrou estar alguns furos abaixo do que conseguiu na última época.
À entrada para este jogo, os técnicos João Pereira (Casa Pia) e Rui Borges (Sporting) procuraram escalar onzes que permitissem a concretização dos respectivos objectivos, mas foi a equipa campeã nacional que surgiu mais determinada e a dominar o jogo, encostando o adversário à sua área de baliza onde o guarda-redes Patrick Sequeira assumiu desde logo um plano de grande destaque em face de um punhado de defesas determinantes que conseguiu. À frente de Patrick alinharam Duplexe Tchamba, José Fonte e Goulart com Larrabazal, Benaissa e Ouikili na linha média Rafael Brito jogando com uma postura mais ofensiva Livolant, Cassiano e Nsona.
Já do lado do Sporting, apresentando o esquema tático no 4x2x3x1 que Rui Borges quer claramente implementar na presente temporada, a equipa campeã nacional entrou em campo com o guarda-redes Rui Silva, a linha defensiva formada por Ivan Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo, dois homens no “miolo” – Hjulmand e Morita –, jogando ainda Catamo, Trincão e Pote com Luis Suárez como o homem mais adiantado. E a verdade é que acabaria pro ser este último, o colombiano Suárez, a dar nas vistas como o homem que mais trabalhou no ataque, colocando sempre em sentido a defesa do Casa Pia e, nomeadamente, o seu guarda-redes Patrick Sequeira.


Com uma atitude bem distinta daquela a que os adeptos estavam habituados na última época com Gyokeres, então a surgir muitas vezes como o homem “atirado” para as costas dos defesas das equipas adversárias com a missão de resolver os jogos, Luiz Suárez surgiu a procurar combinar mais com os seus companheiros, tentando sempre finalizar quando teve oportunidade para o fazer, deixando claro ser um jogador que irá procurar o golo sempre que tiver condições de o conseguir.
Ainda assim, os golos do Sporting foram conseguidos o primeiro por Trincão, ao minuto 42′, depois de uma combinação com Pedro Gonçalves, e depois, já no segundo tempo, ao minuto 62′, por Hjulmand, na sequência de livre indireto batido por Trincão em que o capitão leonino apareceu dentro da área ao primeiro poste a desviar com o pé direito e, com isso, a surpreender Patrick Sequeira.
Antes dos golos já o Sporting tinha enviado algumas bolas aos ferros da baliza do Casa Pia, num remate de Hjulmand bem como através de um cabeceamento de Maxi Araújo, deixando claro o domínio do conjunto verde e branco perante o Casa Pia que raramente conseguiu incomodar o guarda-redes Rui Silva. Tchamba, central dos gansos, foi um dos homens mais em evidência na equipa da casa, na qual o seu elemento que de facto se destacou foi claramente o guarda-redes Patrick Sequeira.



Referências a fazer para as lesões de Maxi Araújo e Diomande, na equipa do Sporting, eles que deram os seus lugares, respectivamente, a Ricardo Mangas, ao minuto 53′, e Zeno Debast (57′), mas também de Nsona, no Casa Pia, ao minuto 71′, substituído por Osundina. Ricardo Mangas, nos leões, assumiu o lugar de lateral esquerdo, aparecendo em bom plano, deixando bons indicadores quanto à possibilidade que terá para se impor na equipa às ordens de Rui Borges.
O Sporting começou assim da melhor forma a defesa do título de bicampeão nacional, com a conquista dos três pontos no primeiro jogo da época, apontando agora ao próximo compromisso, agendado para domingo, 17 de Agosto, frente ao Arouca, um jogo que poderá acontecer já no Estádio de Alvalade caso as obras no recinto verde e branco sejam concluídas até lá.









