Napoles-SCP-06

Sporting perde em Nápoles na segunda jornada da Champions

Num jogo em que o empate teria sido o resultado mais justo, por aquilo que as duas equipas fizeram em campo, o Nápoles acabou por vencer o Sporting, por 2-1, no recinto napolitano do Estádio Diego Armando Maradona, em partida da segunda jornada da fase de liga da milionária Liga dos Campeões. Curiosamente, a formação leonina começou por apresentar um onze peculiar, com o técnico Rui Borges a deixar de fora alguns dos jogadores tidos como titulares, como o avançado colombiano Luis Suárez, o central Diomande ou o médio Morita, apostando em Ioannidis, Quaresma e João Simões, num jogo em que, ainda assim, os leões mantiveram o equilíbrio da partida durante quase todo o encontro.

Com Hjulmand a assumir o comando do jogo a partir da linha média, bem apoiado, há que o dizer, pelo jovem João Simões, o Sporting foi mantendo o jogo longe da baliza à guarda de Rui Silva e conseguiu mesmo abeirar-se com algum perigo das redes da turma napolitana, onde o guardião Milinković-Savić foi sempre obrigado a trabalho atento. Ainda assim, foi da equipa da casa o primeiro golo da partida, apontado pelo dinamarquês Hojlund ao minuto 38′, obrigando o Sporting a partir daí a correr atrás do prejuízo e procurar o golo que colocasse tudo de novo como no início em termos de distribuição de pontos.

Ao intervalo, Rui Borges, o treinador leonino, apostou em Pote e Luis Suárez, para as saídas de Trincão e Geny Catamo, passando o Sporting a ter mais peso no ataque, onde surgia agora com dois homens, já que Ioannidis continuava em campo para formar dupla com o avançado colombiano. Ea verdade é que esta nova estratégia leonina acabaria por dar frutos quando, ao minuto 61′ Maxi Araújo foi carregado em falta por Politano, dentro da área do Nápoles. O árbitro, bem colocado, assinalou de imediato o castigo máximo favorável ao Sporting e, na cobrança do mesmo, Luis Suárez fez o golo do empate, repondo alguma justiça no resultado em face do que as duas equipas estavam a desenvolver.

Rui Borges apostou então em Debast e Alisson Santos, por troca com Quaresma e Ioannidis, Conte respondia, do lado do Nápoles, com as chamadas ao jogo de David Neres e Lang para as saídas de Politano e McTominay, e já mais perto do final do jogo, ao minuto 80′, depois de Pote ter desperdiçado uma boa oportunidade que teve para visar a baliza da turma transalpina, acabou por ser o Nápoles que, através de Hojlund, outra vez ele, chegou ao segundo golo, tirando partido de uma falha clamorosa do guarda-redes Rui Silva. De Bruyne cruzou a partir do lado esquerdo, Rui Silva quis sair à bola para interceptar o cruzamento mas fê-lo tarde, permitindo que Hojlund surgisse no tempo certo sobre a bola, tirando partido do mau posicionamento do guarda-redes do Sporting para marcar de cabeça o 2-1, na área, antecipa-se a Rui Silva para faturar o seu segundo golo do jogo e o segundo para o Nápoles.

A perder em casa da turma italiana, o Sporting voltou a carregar no acelerador, abeirou-se com algum perigo da baliza à guarda de Milinkovic-Savic e construiu mesmo uma excelente oportunidade de golo, num cabeceamento de Hjulmand que esteve à beira de conseguir novo golo para os leões que daria o empate na partida. O problema para o Sporting é que o guarda-redes do Nápoles respondeu com uma defesa soberba, tirando o golo com uma palmada quase ao nível da relva, acabando o Nápoles por conquistar os três pontos e deixando o Sporting sem qualquer ponto depois desta deslocação a terras italianas.

Num jogo que ficou marcado por graves incidentes provocados pelos ‘ultras’ do Nápoles que, ainda antes do jogo, fizeram uma verdadeira emboscada a adeptos do Sporting dentro da cidade de Nápoles, num triste episódio marcado por agressões violentas que obrigaram mesmo alguns adeptos leoninos a terem que receber assistência hospitalar – convém recordar que o Nápoles ainda terá que vir jogar a Lisboa no terreno do Benfica durante a presente fase de liga da Liga dos Campeões –, o desfecho desportivo não foi nada positivo para o Sporting que averbou assim a primeira derrota, mantendo os três pontos que já tinha depois do triunfo frente aos alemães do Eintracht de Frankfurt.

Hojlund foi claramente o melhor jogador em campo, não apenas pelos dois golos marcados mas também pela forma como se movimentou e se envolveu sempre no jogo da sua equipa, sendo que do lado do Sporting ficou na retina a exibição de Luis Suárez, numa partida em que Trincão e Pote estiveram muito abaixo do que já provaram em outras partidas. As escolhas de Rui Borges revelaram-se igualmente pouco felizes nesta segunda jornada da Liga dos Campeões.

texto: Jorge Reis
fotos: ©X (twitter)

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!