GzDvBxNWkAAtEzp

Sporting entra a perder mas goleia o Nacional (1-4)

Com uma exibição de gala assinada por Pedro Gonçalves, com três golos à sua conta e a assistência para o quarto, o Sporting venceu esta tarde o Nacional da Madeira, por 4-1, no relvado da Choupana, recinto onde o Nacional até foi a primeira equipa a marcar, surpreendendo os leões logo ao terceiro minuto. Só que Pote, sem dúvida o homem do jogo, viria a agarrar no destino da partida, reclamado para a formação bicampeã nacional a conquista dos três pontos nesta deslocação fora de Alvalade.

Quando, logo aos três minutos, o Nacional fez o primeiro jogo na Choupana, frente ao bicampeão Sporting, ainda houve quem acreditasse que poderíamos estar perante a primeira surpresa no presente campeonato. Com o evoluir do jogo as coisas pareciam estar cada vez piores para os leões, primeiro com uma aparente lesão de Pote, e depois com um problema físico de Morita à passagem da meia-hora que obrigou Rui Borges, o treinador do Sporting, a tirar o médio japonês fazendo entrar Kochorashvili. A verdade é que Pote recuperou e o jogador que com ele se desentendeu Pablo Ruan, acabou por ver um segundo cartão amarelo à passagem do minuto 37′, deixando o Nacional em inferioridade numérica. O primeiro tempo terminou com uma oportunidade flagrante para o Sporting, com Pote a falhar por muito pouco o golo do empate, algo que só aconteceu já na etapa complementar, e pelo mesmo protagonista.

Aos 53′ minutos, Trincão conseguiu recuperar uma bola sobre José Gomes, serviu Fresneda que encontrou Luis Suárez no corredor, acabando este por fazer uma assistência perfeita para Pote que rematou em força para o golo do empate do Sporting. Regressavam assim os leões à discussão da partida, perante um adversário cada vez mais acessível, sem o fulgor nem a capacidade com que entrara no jogo nos primeiros 45 minutos.

Pouco depois da hora de jogo Rui Borges operava duas alterações na sua equipa, com a chamada ao jogo de Vagiannidis e Quenda, por troca com Ricardo Mangas e Fresneda, e dois minutos decorridos sobre estas mudanças, ao minuto 67′ Luis Suárez voltou a colocar a bola no fundo da baliza do Nacional, para o que parecia ser a cambalhota no resultado. Só que Vagiannidis estava em posição irregular durante o lance e o golo foi anulado, tendo o Sporting que esperar mais um pouco para conseguir inverter o rumo dos acontecimentos.

O Nacional também recebeu alguns elementos frescos vindos do banco, nomeadamente Lucas João, Witiness Quembo e Joel Silva, chamados ao jogo ao minuto 74′, mas um minuto depois aquele que viria a ser claramente o homem do jogo, Pote, voltou a marcar, colocando finalmente o Sporting em vantagem. Ao minuto 76′, num golo a fazer lembrar Viktor Gyokeres, Pote entrou a partir do lado esquerdo, puxou a bola para dentro e, com um remate de pé direito, colocou a bola rente ao poste mais próximo da baliza do Nacional, sem que o guarda-redes Lucas França nada pudesse fazer.

O jogo estava agora controlado pela equipa bicampeã nacional, Geny Catamo saiu ao minuto 78′ para dar o seu lugar a Conrad Harder e este, cinco minuto depois, na resposta a um cruzamento de Pedro Gonçalvez, faturou o terceiro golo do Sporting, colocando a turma de Alvalade na condição clara de dona da partida e do resultado. Ainda assim, e quando o resultado parecia fechado, Pedro Gonçalves, o mesmo que já tinha marcado dois golos e feito a assistência para o terceiro, ao terceiro dos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro Bruno Costa, recebeu um passe de Luis Suárez e, com um remate em arco, fez aquele que foi porventura o golo mais bonito da tarde no relvado da Choupana, fechando o resultado em 4-1 favoráveis ao Sporting, com um “hat-trick” deste jogador que voltou a ser o protagonista do jogo, sem dúvida ao seu melhor nível.

O Nacional saiu de cabeça erguida, até porque começou por surpreender o Sporting batendo o guarda-redes Rui Silva logo ao terceiro minuto, mas no Pote estava guardada a chave para este vitória de goleada por parte do Sporting perante o Nacional da Madeira.

texto: José Andrade
fotos: ©X (Twitter)

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!