A ministra da Administração Interna resolveu demitir-se, pedido que foi aceite pelo Presidente da República. Até à designação do novo titular, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, assume as funções.
Alvo de críticas de vários setores pela sua atuação durante as tempestades Kristin, Leonardo e Marta, Maria Lúcia Amaral, de 68 anos, alegou “já não ter as condições pessoais e políticas indispensáveis ao exercício do cargo”, segundo a nota da Presidência da República, que deu anunciou a demissão da ministra.
Doutorada em Direito, professora Catedrática da Universidade Nova de Lisboa, juíza do Tribunal Constitucional, entre 2007 e 2016, Maria Lúcia Amaral deixou em Junho do ano passado a Provedoria de Justiça para ocupar o cargo de ministra da Administração Interna.
A saída de Maria Lúcia Amaral é a primeira demissão do Governo liderado por Luís Montenegro, oito meses após entrar em funções.
A demissão da ministra ocorre na véspera do debate quinzenal no Parlamento, que deverá ser dominado pela resposta do Governo às tempestades que assolaram o país nas últimas semanas e que provocaram, até agora, 15 mortos.








