IMG_1978

Benfica vence em Nice e fica mais perto da Champions

Com dois golos apontados no terreno dos franceses do Nice, no arranque do segundo tempo por Ivanovic, e já na fase final da partida por Florentino, o Benfica garantiu a vitória na primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, por 0-2, ficando mais perto de garantir o apuramento para a fase de Liga da Liga dos Campeões. Após este triunfo, os encarnados ainda terão que receber o Nice no Estádio da Luz, na próxima semana, tendo depois que defrontar a equipa que se apurar para o playoff a partir do embate entre Feyenoord e Fenerbache, pré-eliminatória na qual os neerlandeses do Feyenoord estão para já em vantagem, depois de terem vencido os turcos treinados por José Mourinho por 2-1.

Sobre a deslocação do Benfica a Nice, desde os primeiros instantes do jogo que se percebeu que o Benfica era uma formação superior ao conjunto francês. A jogar com dois avançados na equipa titular – Pavlidis e Ivanovic –, com Trubin entre os postes, Dedic, António Silva, Otamendi e Dahl na defesa, e uma linha média com Aursnes, Richard Rios, Enzo Barrenechea e Schjelderup, o conjunto encarnados às ordens de Bruno Lage agarrou o comando do jogo desde os primeiros minutos e raramente permitiu grandes veleidades à equipa do Nice.

Jogando com uma linha de três centrais, com Sanson na linha média com a missão de permitir a saída de bola controlada em lances ofensivos, o Nice apresentou-se em campo com o guarda-redes Diouf, os já referidos três centrais – Mendy, Bah e Dante –, ainda cinco elementos no meio-campo com os laterais a procurarem fechar os corredores – Clauss, Sanson, Boudaoui, Bard, Bouanani –, sobrando o espaço ofensivo para Moffi e Jansson. A estratégia podia não ter os melhores intérpretes, mas estava pelo menos bem desenhada no relvado da equipa gaulesa. Só que as contrariedades começaram cedo para o Nice, desde logo aos 28′ quando Sanson teve que sair, lesionado na sequência de uma luta pela posse de bola mantida com Richard Rios, dando o seu lugar a Louchet.

Assistência de Aursnes
dá o primeiro golo de Ivanovic

O Benfica dominou, criou algumas oportunidades de golo junto da baliza à guarda de Diouf, mas a verdade é que o Nica conseguiu levar o jogo para o intervalo com um nulo a prevalecer no marcador, acabando os encarnados, neste jogo a alinharem com o equipamento alternativo, por festejarem o primeiro golo ao minuto 53′, altura em que Ivanovic faturou no seu jogo de estreia, garantindo assim um arranque primoroso de águia ao peito. Dedic, outros dos reforços do Benfica para esta nova época, abriu espaço para Aursnes no corredor direito e este, com a eficácia que lhe é reconhecida, cruzou da melhor forma para o interior da área do Nice onde apareceu Ivanovic a finalizar, tirando a bola do alcance do guarda-redes Diouf que nada pôde fazer para impedir o primeiro golo do Benfica.

Os pupilos às ordens de Bruno Lage, dominando o jogo e em vantagem no marcador, fruto do golo de Ivanovic que assinalou da melhor forma a sua estreia ao serviço do Benfica, assumindo o seu lugar ao lado de Pavlidis mostrando que podem perfeitamente jogar ambos num esquema táctico com dois pontas-de-lança, continuaram a justificar a vantagem perante um Nice que raramente conseguiu colocar o guarda-redes Trubin em alerta. E quando muitos poderiam acreditar que o jogo iria terminar com a vantagem tangencial do Benfica, eis que Florentino, à passagem do minuto 88′, surpreendeu com o segundo golo do Benfica.

O médio defensivo dos encarnados, que no segundo tempo, ao minuto 78′, havia entrado com Leandro Barreiro e Henrique Araújo, por troca com Barrenechea, Ivanovic e Pavlidis (antes, ao minuto 66′, já tinha entrado na equipa benfiquista Prestianni para o lugar de Schjelderup), recebeu a bola em zona frontal à grande-área do Nice e, de longe, com um pontapé forte e colocado, enviou a bola a meia altura, fazendo-a bater à frente do guarda-redes e tornando ainda mais difícil a sua defesa, levando-a a entrar na baliza junto ao poste direito. O Benfica resolvia assim a contenda, ficava a vencer por 2-0 e dava um passo de gigante para seguir em frente nesta pré-eliminatória, a qual será resolvida na próxima terça-feira, dia 12 de Agosto, no Estádio da Luz.

A ousadia de Lage
e a aposta de Florentino

Ficam deste jogo algumas notas positivas relativas à equipa do Benfica, desde logo para a ousadia de Bruno Lage que surpreendeu ao fazer alinhar dois avançados na equipa titular, mas também para um desses avançados, o croata Ivanovic, ele que se estreou de águia ao peito e logo com um golo nesta pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Numa altura em que ainda se fala de possíveis reforços de peso que poderão vir a chegar ao Benfica, este jogador, contratado aos belgas do Union Saint-Gilloise por 22,8 milhões de euros, ele que assinou um vínculo até 2030, começou já a convencer positivamente os adeptos benfiquistas.

Nota positiva também para a aposta do médio Florentino, ele que acreditou que poderia ser feliz e não deixou de tentar o pontapé à baliza num remate de longe, num lance em que poderia ter feito um passe ou ter segurado a bola quando se aproximava o final da partida. Quando o jogo chegou ao fim, com um compreensível sorriso no rosto, o jogador revelou que tinha combinado com a esposa que iria querer revelar o facto de estar à espera de um filho caso fizesse um golo, o que fez ao colocar a bola por baixo da camisola no festejo do 2-0, um golo assim duplamente feliz.

Depois desta vitória, e visto que foi adiado o jogo da primeira jornada do campeonato da I Liga do Benfica frente ao Rio Ave, o qual deverá agora acontecer em Setembro, os encarnados terão agora o próximo compromisso uma vez mais frente ao Nice, já na próxima terça-feira, no Estádio da Luz.

texto: Jorge Reis / LusoMotores
fotos: © X (twitter)

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!