Figura ímpar do futebol mundial, o melhor do Mundo e sem dúvida o maior e melhor embaixador de Portugal, Cristiano Ronaldo, é dele de quem hoje se fala, celebra esta quarta-feira, 5 de Fevereiro de 2025, o seu quadragésimo aniversário, merecendo, e recebendo, felicitações dos quatro cantos do planeta onde é reconhecido como um dos maiores atletas de todos os tempos. Um génio com a bola nos pés, um líder nato e um exemplo de profissionalismo e dedicação, Cristiano Ronaldo transcende a realidade do desporto sendo hoje um ícone global, inspirando milhões de pessoas em todos os continentes.
Nascido no Funchal, na Ilha da Madeira, Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro trilhou um caminho de sucesso meteórico. Desde os primeiros pontapés na bola, o seu talento e a paixão pelo futebol permitiram que se destacasse. Aos 18 anos já brilhava no Sporting Clube de Portugal, despertando o interesse de gigantes europeus, tendo rumado em 2003 para Inglaterra onde ingressou no Manchester United. Ali, sob o comando de Sir Alex Ferguson, CR7 transformou-se num craque de nível mundial, com uma velocidade, habilidade, força física e faro de golo que o consagraram como um dos melhores senão mesmo o melhor ou “mais completo” (como ele próprio se definiu) jogador de futebol do planeta.
A camisola 7 dos Red Devils, que a determinada altura conquistou como sua, tornou-se sinónimo de raça, garra e conquistas, tendo Cristiano Ronaldo somado títulos em Inglaterra, incluindo a conquista de três Premier Leagues e uma Liga dos Campeões da UEFA, além de prémios individuais como a Bola de Ouro, que o elegeram o melhor jogador do Mundo.
Em 2009, o Real Madrid desembolsou uma quantia recorde para contratar o craque português. No Santiago Bernabéu, CR7 viveu o auge da sua carreira, quebrando recordes e empilhando taças. Ali conquistou mais quatro Ligas dos Campeões, dois Campeonatos Espanhóis e quatro Bolas de Ouro, entre outros títulos. Só que Cristiano Ronaldo não estava minimamente disposto a parar, ficando claro que a sua fome de vitórias era insaciável.

Aos 33 anos, CR7 mudou-se para a Juventus, em Itália, onde continuou a brilhar e conquistar títulos, vindo a regressar ao Manchester United em 2021, onde foi recebido como um rei. Sempre em busca de mais conquistas, acabou por rumar ao futebol árabe, ingressando no Al Nassr e abrindo as portas do verdadeiro “El Dorado” em que o futebol árabe se transformou, sendo ele um exemplo seguido por inúmeros jogadores de grande projeção que acabaram por rumar também ao futebol asiático alimentado pelos petrodólares.
Pela Seleção de Portugal, Cristiano Ronaldo garantiu o título de maior goleador da história e o jogador com mais partidas com a camisola das Quinas. Liderou Portugal à conquista da Europeu em 2016, na épica final conseguida na final frente à França, o país organizador daquela competição, conseguindo um título que ficará para sempre como um marco histórico para Portugal e os portugueses.
Aos 40 anos, continua a ser um dos melhores do Mundo, tendo já marcados 923 golos, numa altura em que acredita que poderá chegar aos 1000 golos na sua carreira profissional, tendo ainda pela frente o Campeonato do Mundo de 2026. Sendo um exemplo de atleta que se dedica ao máximo para alcançar os seus objetivos, sempre conseguiu tirar o melhor partida da sua paixão pelo futebol, mas também da sua ética de trabalho bem como da sua mentalidade vencedora, características que o transformaram em um dos maiores de todos os tempos.

Fora dos campos, CR7 é um empresário de sucesso, com sua própria marca de roupas e acessórios, estando envolvido em diversos negócios através da marca avaliada em mais de 800 milhões de euros.
Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo continua a inspirar milhões de pessoas em todo o Mundo, com uma história de vida que surge como uma prova de que, com talento, dedicação e trabalho duro, é possível realizar todos os sonhos.



Parabéns, Cristiano Ronaldo! Que a tua trajetória continue a brilhar e a permitir a glória como futebolista, como ser humano… e como português!