O chef João Castro passa a comandar a cozinha do 26 Vegan Project – “o restaurante que pôs a cozinha vegan no mapa de Lisboa – com “uma carta inspirada em Portugal.
Nove anos após a abertura de portas no coração do Chiado lisboeta, o restaurante pretende abrir um novo capítulo com o chef João Castro, formado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa e com passagem por casas como o Infame (Hotel 1908) e o Grupo Atalho.
De acordo com a comunicação do restaurante, na nova carta “os pratos nascem de paisagens, cheiros e tradições, traduzidos numa linguagem moderna e vegetal. Entre os destaques, está a Tábua de Petiscos Portugueses, ‘Ao Lume das Candeias’, inspirado na ilha da Madeira e servido com uma espetada de ‘sardinha’ de aipo e polenta crocante e a ‘Sopa Dourada’.
Alguns pratos clássicos da casa mantêm-se, como o ‘Tofu à Lagareiro’, o ‘Choco Frito à Moda de Setúbal’ e a ‘Francesinha vegan’.
Para João Castro, “o desafio é transformar o familiar em surpresa. Fazer alguém sorrir ao reconhecer um sabor português num prato 100% vegetal é a melhor recompensa.”
Para Catarina Gonçalves, fundadora e alma do projeto, o segredo está em manter os valores de sempre: “O 26 nasceu da vontade de fazer diferente, de provar que a cozinha vegetal é uma oportunidade de criar. Nove anos depois, o sonho é o mesmo, continuar a surpreender, inspirar e alimentar com propósito.”