Já nos próximos dias 23 e 24 de maio, 30 grupos e cerca de 500 foliões vão invadir a marginal de Vila Nova de Gaia no FIMI – Festival Internacional da Máscara Ibérica.
No que é descrito como “uma verdadeira celebração das tradições ancestrais”, a Câmara de Vila Nova de Gaia assinala o regresso do festival ao norte do país, como uma “forte aposta na valorização e promoção do património imaterial enquanto motor de desenvolvimento cultural e turístico.”
Sexta-feira e sábado, “Gaia acolherá caretos, mascarados e grupos musicais de Portugal e Espanha, numa celebração da cultura imaterial ibérica.” O programa do evento inclui um debate académico e uma exposição no Espaço Corpus Christi, culminando no grande desfile pela Beira-Rio.
O FIMI – Festival Internacional da Máscara Ibérica tem merecido a presença de milhares de espetadores, agregando centenas de associações, municípios e regiões, na sua maioria, da Península Ibérica.

Programa do FIMI 2025
No dia 23 de Maio, pelas 16h00, terá lugar no Espaço Corpus Christi um debate subordinado ao tema ‘A regeneração das Tradições’, onde académicos de Portugal e de Espanha vão apresentar diferentes perspetivas sobre as festividades dos rituais com máscara.
Pelas 18h30, no mesmo espaço, será inaugurada uma exposição da artista plástica búlgara, Radoslava Manova, com o título ‘Grão Dourado da Vida’, no âmbito das parcerias internacionais do Festival.
No dia 24 de Maio, decorre o ponto alto do programa, com o Desfile Internacional da Máscara Ibérica. A abrir o desfile estará, pela primeira vez, o grupo de bombos dos Mareantes do Rio Douro, uma associação da Beira-Rio com cerca de 300 anos, fortemente ligada às tradições do São Gonçalo em Gaia. Aos Mareantes do Rio Douro juntar-se-ão mais de 30 grupos e 500 participantes, do Centro e Norte de Portugal e das Regiões Espanholas da Galiza, Astúrias, Extremadura, Catalunha, e Castela e León.
O desfile tem início às 16h30, na ponte Luís I, seguindo pela Beira-Rio até ao Cais de Gaia, terminando junto ao Espaço Corpus Christi.