ALE-DIN-01

Alemanha ainda treme mas passa aos “quartos” com triunfo sobre a Dinamarca (2-0)

Num jogo em que houve um pouco de tudo, com emoção a rodos e até uma interrupção de cerca de um quarto de hora devido a uma tempestade que se abateu sobre Dortmund, a Alemanha acabou por vencer a Dinamarca por 2-0 num jogo em que foram marcados cinco golos e apenas dois contaram para fazer o resultado final.

Sem poder contar com o médio sportinguista Hjulmand, a cumprir um jogo de castigo por acumulação de cartões amarelos, a seleção da Dinamarca jogou com o lateral direito benfiquista Bah na condição de titular, numa formação que chegou a incomodar a Alemanha, formação que a jogar em casa se apresentava como clara favorita ao triunfo nesta partida. Aliás, a seleção germânica foi mesmo a primeira a marcar, aos cinco minutos, por Schlotterbeck, na sequência do primeiro pontapé de canto do jogo, mas o VAR detectou uma falta ofensiva e o golo foi anulado.

A Alemanha entrou no jogo melhor do que a Dinamarca e Havertz esteve de novo perto de chegar ao golo para a formação germânica, ao minuto 11′, valendo à Dinamarca a intervenção do guarda-redes Kasper Schmeichel. O conjunto dinamarquês tentava responder, Eriksen surgia como o elemento mais esclarecido no ataque, mas o nulo mantinha-se à passagem da meia-hora, altura em que a chuva que já estava a cair passou a ser acompanhada por uma forte trovoada e queda de granizo. O árbitro interrompeu o jogo, as duas equipas recolheram mesmo aos balneários e o público procurava refugiar-se nas partes altas das bancadas onde a chuva não chegava, excepção feita a alguns adeptos mais ousados que se divertiam em duches improvisados nas zonas em que a água caía da cobertura do Signal Iduna Park, em Dortmund.

Foi assim preciso esperar quase vinte minutos para que o jogo pudesse ser reatado, numa altura em que a intensidade da chuva era já menor e o mau tempo cedeu. Cumpriu-se o tempo em falta até ao intervalo, mas o marcador teimava em manter-se em branco.

Já no segundo tempo, foi a Dinamarca a fazer tremer a formação da casa, isto porque o central Andersen, depois de um cruzamento a partir do corredor direito, apareceu a rematar de forma certeira batendo o guarda-redes Manuel Neuer, para o que parecia ser o primeiro golo do jogo e para os dinamarqueses. Só que, uma vez mais, o VAR entrou em ação e deu conta de um fora-de-jogo de Vestergaard no desenvolvimento do lance pelo que o golo não contou.

A Alemanha tremeu, não caiu, e dois minutos depois pôde celebrar uma situação de grande penalidade, curiosamente detectada uma vez mais pelo muito activo VAR deste jogo. Havertz cruzou a bola a partir do lado esquerdo do ataque germânico, o central Andersen, a quem pouco antes tinha sido anulado um golo na baliza alemã, tocou na bola com a mão, e o árbitro, chamado a conferir o lance, não teve dúvidas e assinalou mesmo o castigo máximo. O mesmo Havertz assumiu a cobrança do penálti, rematou bem junto ao poste esquerdo da baliza de Schmeichel, este adivinhou o lado da bola mas não conseguiu impedir o primeiro golo para a Alemanha.

A partir daqui o jogo passou a ser dominado pela seleção da casa, a Dinamarca ainda tentou responder à altura, mas era a “Die Mannschaft” que tinha agora o controlo da partida, consolidado ao minuto 68 com o 2-0 apontado por Musiala na sequência de uma rápida transição, aparecendo o avançado do Bayern de Munique a responder da melhor forma a um passe longo de Schlotterbeck, batendo Schmeichel com um remate cruzado.

A Dinamarca nunca se deu por vencida, tentou contrariar o melhor futebol dos alemães, mas foi mesmo a seleção da casa que viria a festejar um novo golo, já nos minutos de compensação dados pelo árbitro, num lance em que Wirtz colocou a bola dentro da baliza dinamarquesa mas em que o golo não contou, isto porque o árbitro auxiliar assinalou de imediato um fora-de-jogo que foi confirmado pelo VAR.

A Alemanha acabou assim por vencer a Dinamarca e segue em frente no euro2024, passando para os quartos-de-final já com presença garantida no jogo a disputar em Estugarda, na próxima sexta-feira, 5 de Julho, às 17h00. O adversário dos alemães sairá do embate entre a Inglaterra e a Eslováquia, a disputar este domingo em Gelsenkirchen.

LusoNotícias

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!